Tudo virado

By | 14:49




Você tem todo o direito de não gostar de mim. Pode me achar chata, pode me achar feia, pode não ir com a minha cara, pode não gostar da minha voz. Eu respeito a sua opinião, mas quero que você me respeite também.


Não gosto de todo mundo. Tem gente que não simpatizo. E essa gente nem me fez nada. Não sou falsa, por isso não fico forçando sorrisos, mas trato com educação e respeito. É por isso que espero o mesmo: não sou grosseira com você, não seja grosseiro comigo. E assim a gente vive bem e fica cada um na sua sem nada em comum.


Escrevo há tempos e é claro que cometo erros. Às vezes fico na dúvida (não sou professora de português e nem revisora, sou um ser humano cheio de falhas e manias loucas) como-escrevo-tal-palavra? Então, procuro no velho e bom Amansa Burro. Ou jogo no Google. Acho normal "dar branco". Acho normal errar. Só não acho normal todo mundo ficar conformado em ler coisas erradas ou, pior ainda, se revoltar quando alguém diz como-pode-alguém-com-o-mínimo-de-cultura-escrever-errado?


Há poucos minutos, me manifestei no Twitter sobre algumas coisas que aconteceram. Certa vez, um menino que se diz escritor me escreveu pedindo auxílio. Tempos depois vi ele escrevendo "sínica" e "simplismente". Resultado: senti vergonha de ser escritora. O Twitter é um paraíso para quem adora escrever errado (ou não sabe escrever certo). Já li muitos escreverem "anciedade", mas "ansciedade" foi algo novo. Então, comecei a relatar tudo isso no meu Twitter (meu Twitter). E complementei exatamente assim: "Desculpem a chatice, é que acho inadmissível uma pessoa com curso superior completo cometer erros tão grotescos. É claro que a gente se engana. É claro que "dá branco". É claro que errar é humano. Mas tem coisa que passa do limite do aceitável. Reiterando: acho inadmissível uma pessoa com 2º grau completo (sou do tempo do 2º grau, com licença) cometer erros tão grotescos." Pronto, a merda foi feita. "Eu te seguia porque adorava as tuas frases, mas depois dessa...". "Chatice mesmo, vai escrever teus textinhos de auto-ajuda que ganha mais.". E a pérola: "Nem todo mundo está preocupado em escrever certo, porque se tivesse olharia o dicionário antes."


Agora eu pergunto: tô louca? O mundo tá louco? O que tá havendo (alguém me explica?)? Não peço que me amem, não peço que me adorem, só peço que me respeitem. Sempre tive opinião forte sobre as coisas. E o que eu acho sobre a vida, sobre o português e sobre quem escreve errado é problema meu. Assim como o que você acha sobre a vida, sobre o português e sobre quem escreve errado é problema seu. Eu tenho direito de manifestar o que eu penso, você também. Mas em momento algum ofendi uma pessoa. Estava falando no geral e reforço: acho inadmissível uma pessoa com o mínimo de cultura escrever assim. A moça que trabalha lá em casa escreve errado, mas ela não completou nem o 1º grau. Por isso, não condeno. Mas acho absurdo uma pessoa que tem acesso a todo tipo de informação, livros e internet escrever errado. Sinceramente.


Confesso que fiquei surpresa ao ser xingada por isso. Confesso que me surpreendi negativamente com a menina que me seguia e mandou eu continuar com meus textinhos de auto-ajuda. Se acha chato, se não gosta, não lê. É tão simples: lado direito, canto superior. Aperta no X e fecha a página. Pronto. É que nem TV: se tá ruim é só trocar de canal. E a outra que veio dizer que gostava das minhas frases, mas "depois dessa". Me explica: "essa" é o quê? Francamente, de gente assim quero distância. Não gosto de quem se contenta com o errado. Eu quero mais. As pessoas são muito conformadas. E vão acabar emburrecendo um dia.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial